Pular para o conteúdo principal

A Origem da Make - Por Dani Maia



Oiiiii

Bem como eu havia dito em alguns posts pra trás, sou uma mulher bem vaidosa: gosto de andar sempre arrumada não só no quesito roupa, mas AMO cosméticos em geral.

Como sei que muiiiitas também curtem principalmente maquiagem, resolvi escrever como a origem dessa palavra “COSMETICO”.




O que é Cosmética:
Cosmética é uma área relacionada com cuidados de beleza, que diz respeito à beleza humana.
 A palavra portuguesa "cosmético" deriva da palavra grega kosmetikós, que significa "hábil em adornar". A moderna indústria de cosméticos fabrica uma vasta série de produtos e compreende diversas empresas com ramificações internacionais.
A história dos cosméticos começa com os homens pré-históricos, que há 30 mil anos pintavam o corpo e se tatuavam. Usavam para isso terra, cascas de árvores, seiva de folhas esmagadas e orvalho. Na Antiguidade, placas de argila encontradas em escavações arqueológicas na Mesopotâmia trazem instruções sobre asseio corporal, já mostrando a importância dada à higiene. Mas tudo indica que foram os egípcios os primeiros a usar os cosméticos e produtos de toucador em larga escala. Há milhares de anos eles já empregavam óleo de castor como bálsamo protetor e tinham o hábito de tomar banho usando como sabão uma mistura perfumada à base de cinzas ou argila. Também usavam o khol (pigmento preto), um minério de antimônio ou manganês; o verde de malaquita, um minério de cobre, e o cinabre, um minério de sulfeto de mercúrio, para pintar os olhos e a face.
Na Grécia Antiga, usavam-se óleos para banho e outros produtos de embelezamento, mas muitas mulheres sofriam de envenenamento por chumbo porque usavam máscaras faciais que continham esse metal. Na Roma Antiga, fabricavam-se pós para tornar a pele mais alva,carvão para delinear os olhos e pintar cílios e sobrancelhas, carmim para as faces, produtos abrasivos para clarear os dentes etc. Os óleos consumidos eram produtos naturais, como
os que se obtinham do azeite de oliva; os perfumes, usados tanto por mulheres como por homens, extraíam-se de flores ou especiarias, com resinas naturais empregadas como fixadores.
Cosméticos para o rosto, tinturas para o cabelo, perfumes e sais de banho já eram utilizados na Europa durante a Idade Média. Atribui-se a Catarina de Médici a introdução do uso de perfumes na França. As civilizações orientais faziam amplo uso dos cosméticos, bem como os povos indígenas da América e da África.
Com o início da Idade Contemporânea, no século XIX, os cosméticos retomaram a popularidade. Eles ainda eram feitos em casa, e cada família tinha suas receitas favoritas para preparar sabonetes, água de rosas e creme de pepino. Com a evolução dos costumes as mulheres passaram a expor um pouco mais o corpo, mas mesmo assim ainda tomavam banho utilizando roupas longas. Indústrias começaram a fabricar as matérias-primas para a produção de cosméticos e produtos de higiene nos Estados Unidos, como a Colgate, na França, Japão, Inglaterra e Alemanha.
 Os principais marcos da preparação de bases para cremes no século XIX incluem a introdução da lanolina purificada por Liebreich e da vaselina por Cheseborough em 1870. Os salões de beleza ganham popularidade, mas muitas mulheres preferem entrar pela porta dos fundos para não sugerir que precisem de ajuda para parecer mais jovens.
 No começo do século XX os cosméticos passaram da produção caseira para fabricação em quantidades maiores. A liberação da mulher foi o fator fundamental para o sucesso dos cosméticos prontos, já que elas não tinham mais tempo para produzi-los em casa. Assim, uma nova indústria surgiria para suprir esta demanda. Paralelamente a esse progresso tecnológico, os conhecimentos científicos contribuíram decisivamente para o desenvolvimento de numerosas fórmulas de preparações mais eficientes e seguras.

Espero que tenham gostado dessa rápida explicação!!!

Fica aqui também um vídeo interessante, o áudio não está muito bom, por isso coloquem o fone para ouvir.



BEIJOS











Postagens mais visitadas deste blog

🎬Série da Netflix 💋 O Gambito da rainha

Oi meus amores!!!   Voltei para indicar mais uma série que eu amei assistir na Netflix nesta quarentena!  O que me achou a atenção para assistir a série foi a época, eu amo tudo dos anos 50, vocês já sabem! Em seguida, a trilha sonora que é espetacular! Juntando a atriz que adoro, o figurino incrível, o cenário e o xadrez, ficou perfeito! A Netflix está arrasando nas séries! Estou super viciada! Bjos💋 A sinopse é a seguinte: em um orfanato no estado de Kentucky (EUA), nos anos 1950, uma garota descobre um talento impressionante para o xadrez enquanto luta contra o vício e os problemas que acompanham sua genialidade. Trailer para quem quiser assistir: https://www.youtube.com/watch?v=cnqV3wsZlpo   Série, o gambito da rainha, figurino, cenário, anos 50, trilha sonora  

Taste of Diamonds - Champagne mais cara do mundo

                                   Goût de Diamants, Taste of Diamonds – £1,2 milhões A Taste of Diamonds foi lançada em 2013, uma das garrafas de edição limitada e desenhada por Alexander Amosu foi vendida por  £1,2 milhões. Cada garrafa deste champagne é adornada com um gigantesco cristal Swarovski especial dentro de um emblema de estanho em forma de diamante, lembrando bastante o símbolo do Superman.  Isso é para a realeza né? Rsrs mas é muito diva mesmo! 

🎬 + 6 desenhos 🎨 para colorir nível médio/difícil 💋

Desenhos para colorir nível médio difícil: Vogue, Disney, Egito, Moda, bailarina