Oi meus amores!!! Super indico este livro para quem está ligado às Artes! Aprendi muito com ele e concordo muito com a autora, peguei emprestado na biblioteca da faculdade, vale muito a pena fazer essa leitura, uma resenha para vocês dele! Espero que gostem, porque eu amei!!!
Vivemos num mundo onde somos rodeados de signos e simbologias. Estas manifestações não estão nas barreiras geográficas, mas em todos veículos de circulação de imagens existentes. São formas de integrar o tempo e espaço existentes.
Segundo a autora a arte seria o conjunto de valores sociais criados em torno de afazeres do cotidiano. A arte se baseia nas maneiras e no convívio social das pessoas. È uma forma de transcender a realidade.
Todas as formas de expressão passaram se enquadrar em artes visuais. O trabalho com artes deve incorporar várias linguagens. Mas sem abandonar a tradição a ampliação só terá sentido com profundo embasamento teórico. Criar uma obra de arte vai além de linguagem e domínio técnico vai muito de se conhecer objeto e se comunicar através da obra
Quando imagina o sujeito produz a imagem, se utiliza da linguagem como suporte para inventar determinada forma. Imaginar e criar são dois aspectos que estão interligados. Ao desenhar não é somente imagem mental ou somente a ação sobre o papel, mas a relação entre as duas instâncias. A criança para criar usa referências. Durante a criação aprende a produzir imagens quanto mais experimenta mas produz.Ver é produzir conhecimento. A utilização de imagens em sala de aula forma de fazer os alunos pensarem e questionarem sobre aquilo que estão vendo.
A criação acontece a partir das vivências obtidas em sala de aula, na relação com os colegas e o professor. O professor tem um papel importante, pois é o avaliador do processo artístico que determinará os conceitos que são importantes para um bom projeto artístico. Os alunos costumam criar e interpretar as aspirações do professor para corresponder suas expectativas. O papel de o professor ser o mediador do conhecimento, interferir só quando necessário para aprofundar o conhecimento do aluno, propiciar a reflexão e a investigação sobre o objeto. Acreditamos que deve ser essa forma de interferência mesmo do professor só quando for necessário para ser uma aprendizagem democrática.
Segundo a autora o professor é como um semeador de sonhos estimula os desejos, amplia a curiosidade e ensina o outro a continuar, bordando seus próprios mantos.
Acreditamos que seja bem esse o papel do professor semear sonhos, estimular os desejos dos alunos para aprofundarem seus conhecimentos e produzir a reflexão do educando.
Segundo a autora a arte seria o conjunto de valores sociais criados em torno de afazeres do cotidiano. A arte se baseia nas maneiras e no convívio social das pessoas. È uma forma de transcender a realidade.
Todas as formas de expressão passaram se enquadrar em artes visuais. O trabalho com artes deve incorporar várias linguagens. Mas sem abandonar a tradição a ampliação só terá sentido com profundo embasamento teórico. Criar uma obra de arte vai além de linguagem e domínio técnico vai muito de se conhecer objeto e se comunicar através da obra
Quando imagina o sujeito produz a imagem, se utiliza da linguagem como suporte para inventar determinada forma. Imaginar e criar são dois aspectos que estão interligados. Ao desenhar não é somente imagem mental ou somente a ação sobre o papel, mas a relação entre as duas instâncias. A criança para criar usa referências. Durante a criação aprende a produzir imagens quanto mais experimenta mas produz.Ver é produzir conhecimento. A utilização de imagens em sala de aula forma de fazer os alunos pensarem e questionarem sobre aquilo que estão vendo.
A criação acontece a partir das vivências obtidas em sala de aula, na relação com os colegas e o professor. O professor tem um papel importante, pois é o avaliador do processo artístico que determinará os conceitos que são importantes para um bom projeto artístico. Os alunos costumam criar e interpretar as aspirações do professor para corresponder suas expectativas. O papel de o professor ser o mediador do conhecimento, interferir só quando necessário para aprofundar o conhecimento do aluno, propiciar a reflexão e a investigação sobre o objeto. Acreditamos que deve ser essa forma de interferência mesmo do professor só quando for necessário para ser uma aprendizagem democrática.
Segundo a autora o professor é como um semeador de sonhos estimula os desejos, amplia a curiosidade e ensina o outro a continuar, bordando seus próprios mantos.
Acreditamos que seja bem esse o papel do professor semear sonhos, estimular os desejos dos alunos para aprofundarem seus conhecimentos e produzir a reflexão do educando.