Pular para o conteúdo principal

RECEITA - MOQUECA DE SURUBIM COM CAMARAO - BAHIA



Bom dia meninas!!! Hoje eu tô de folga e com um tempinho para estar atualizando o blog! Ebaaaa! Essa semana foi muita correria para mim, por isso estive ausente mas já retornei hehehehe! Então, vou fazer os posts atrasados e os sorteios, mas como tá chegando o dia dos pais, eu resolvi dá essa receita para vocês experimentarem a fazer em casa para o pai de vocês! A receita é da minha moqueca baiana todo mundo gosta!
Acharam que eu não sabia cozinhar neh? Pois é, eu sei cozinhar sim e muito bem! Como toda baiana sabe fazer uma moqueca com muito dendê e camarão hahahha.
Acho que não cheguei a comentar com vocês que sou baiana. Nasci em Vitória da  Conquista no centro-sul da Bahia habitada pelos índios Aimorés, Pataxós e Mongoiós. Meus pais moravam no norte da Bahia e minha mãe queria que eu nascesse em Vitória da Conquista, onde consultando uma índia, escolheu meu nome Iraneide que significa 'Rio de Mel' :P. Dificilmente alguém me chama pelo meu nome então ficou Bara mesmo.
Bom faz muito tempo que não vou na minha cidade, mas estou pretendendo ir no ano que vem, que não seja no inverno porque é inacreditável que na Bahia exista isso, mas Vitória da Conquista chega a fazer 5°C no inverno e eu não curto muito frio!
Voltemos a moqueca, eu gosto de separar todos os ingredientes em recipientes e não gosto de ninguém na cozinha enquanto eu to preparando a moqueca, pois me desconcentra..hahaha chata neh?
Minha cunhada Tatiana da última vez até ficou na cozinha, mas coitada acho que não aprendeu nada! Fiquei tirando todo mundo da cozinha.hahahaha nossa!
Esta receita é para 2 quilos de peixe, mas eu fiz para 5 quilos então desconsiderem a quantidade de ingredientes das fotos ok? É só pra dar uma explicação mesmo! Tirei as fotos do meu celular, então se não estiver boa..perdão!

Vamos lá, porque já falei demais!

Para fazer esta moqueca...

Você precisará de:
2kg de peixe em postas

No meu caso meninas eu uso o Surubim pintado, porque meu pai é muito exigente com peixe, ele fala que se não for pintado não fica bom, portanto nunca experimentei fazer com outro, mas acho que não tem nada a ver não!

3 pimentões grandes cortados em tiras( 1 verde, 1 amarelo e 1 vermelho)


Eu uso um recipiente de vidro para cortar os alimentos, pois não gosto de madeira, sou bem chatinha..rsrs


2 cebolas médias cortadas em rodelas


4 tomates médios (maduros) sem pele e sem semente. Eu coloco somente sem semente, rsrs mas o certo é sem pele.




Meu namorado sempre reclama comigo quando estou na cozinha, que eu não corto tãooo fininho..ahhh não sou cozinheiro profissional ue..eu sou Designer de moda..hahaha mas o resultado é que conta neh?


1 xícara (chá) de azeite de dendê, caso não goste de dendê pode ser substituído por azeite de oliva, mas sinceramente, eu não gosto! Moqueca sem dendê pra mim não tem graça. Mas eu fiz com azeite de oliva para minhas sobrinhas porque o dendê é forte, e muita gente não aguenta o tempero baiano! rsrs



2 xícaras (chá) de leite coco, bom eu usei estas mesmo que são fáceis de encontrar em supermercados. Desconsiderem as garrafas atrás...dia de festa é assim..bagunça!rsrs

2 xícaras (chá) de vinagre ou vinho branco seco, eu não gosto de usar vinagre, mas esqueci de comprar o vinho rsrs, mas não tem problema se não tiver, você capricha no tempero!

4 xícaras (chá) suco de limão, 5 dentes de alho amassados, 2 xícaras (chá) de cheiro verde e pimenta vermelha e sal ( a gosto).

O limão eu jogo no peixe diretamente para temperar, alho eu uso muito, cheiro verde também, já a pimenta eu amoo, mas como meu pai não pode comer eu deixo para a pessoa servir no próprio prato.

Modo de preparo:

Tempere as postas de peixe com alho, sal, suco de limão e o vinagre.
Deixe descansar por 20 minutos
Em outra panela faça um molho com os pimentões, cebola, tomates, pimenta e o azeite de dendê.
Deixe cozinhar até que o molho tenha consistência.

Bom, eu faço de outra forma também, como bater todos ingredientes no liquidificador e acrescentar essa parte do molho. Caso queria adicione extrato de tomate, fica muito bom!



Meu pé não vale viu..rsrs

Coloque as postas uma ao lado da outra, deixe até o peixe estar cozido.
Acrescente o leite coco, cozinhe por mais 10 minutos, desligue o fogo e coloque o cheiro verde!
Não deixe o peixe cozinhar demais, senão ele fica igual borracha!

Os camarões:


Limpe os camarões, tirando o rabo, as patas e a cabeça e deixe a casca, ferva em uma panela separada ou quando começar a cozinhar o peixe, dá pra fazer das duas formas.

Agora vem a parte do pirão:

Moqueca Baiana sem pirão não tem como né meninas? Então facinho fazer o pirão:

Pegue as sobras do peixe, como o rabo e cabeça e ferva 30 minutos com todos os ingredientes, exceto o leite coco e o camarão.
Após ter cozido, você terá que coar com uma peneira. Jogue fora os restos e deixe o caldo do peixe na panela. Vá acrescentando farinha de mandioca aos poucos, mexendo bem com uma colher de pau e finalize quando chegar ao ponto.


Jogue o cheiro verde na moqueca e no pirão e sirva com Arroz branco!


É isso aí meninas, super fácil não? Vou aproveitar e fazer esse domingo para meu pai almoçar, ele ficará muito feliz! Dúvidas, comentem ou mandem e-mail! Se quiser dar uma sugestão também sempre bem-vinda! Essa foi a moqueca que eu sei fazer que passei para vocês, quando eu for cozinhar novamente alguma coisa diferente eu posto para vocês ok? Um bjooo bjoo com muito dendê e até mais!











Postagens mais visitadas deste blog

QUANTO CUSTA UMA PUBLICIDADE EM BLOGS?

Qual é o seu preço??? Oi amores, este post foi para responder para algumas empresas que já me procuraram para saber o orçamento em média de uma publicidade em blogs. Muitas vezes criticados, os blogs são uma fonte de informação de altíssima influência, basta comprovar isso  olhando a tabela de visitas. Mesmo sendo mantido por paixão, um free sample ou os famosos mimos cedidos por empresas, sempre são bem-vindos!  Adoramos ganhar produtos sim!  Quem não gosta? Mas cada blogueira trabalha de alguma forma, fiz uma pesquisa e não citarei blogs por questão de ética, mas a tabela de preços variam pouco... Blog 01 Mídia Kit. O Mídia Kit é o “catálogo” do que você oferece no seu blog, os pontos fortes (público alvo, faixa etária, estatísticas em geral) e o preço da sua publicidade (publieditorial, banners, etc.) Banners Superbanner  (localizado na página inicial do blog, na header – imagem de topo) Média de preços:  entre R$1500,00 e R$ 7000,00 –

DOROTEA BRECHO - PARCERIA

Oi meus amores tudo bem? Não me matem, eu sei que estou superultramega atrasada com os posts, mas a correria vocês já sabem e me perdoam né? Vou marcar 2 bate-papos essa semana pra compensar, prometo! Hoje eu vim apresentar para vocês a minha nova parceria  que eu amoooo muitãoo que é a Dorotea Brechó! Olha só que tudoo!!! Super Retrô adorooo!!! No Dorotea Brechó você encontra peças do vestuário e acessórios femininos e masculinos, de grifes internacionais, multimarcas e o nosso mimo: o garimpo de preciosidades vintages. São roupas, sapatos, bolsas e badulaques de décadas anteriores em ótimo estado de conservação. Num verdadeiro mergulho nostálgico de estilos e silhuetas. Afinal, como diria Chanel: a moda sai de moda, o estilo jamais. Muito fofo não é meninas???? E agora também vocês encontram as peças da Mariazinha Accessorie ..huhuhuuhuhuhu Um super beijo e até o próximo post! :)

SEU LAVABO VINTAGE- Linha da Pharmacie-Droguerie L.Vilain

Oi amores! Como não se apaixonar por estas peças para Lavabo da L.Vilain? Seu lavabo com cara vintage!